top of page
Dentist Chair Talks

Novos desafios COVID-19...

Atualizado: 25 de mai. de 2020

É uma nova etapa para as clinicas dentárias e para os médicos dentistas... O que vai mudar? Que cuidados ter?




Esta pandemia, classificada pela OMS como a pior dos últimos 100 anos, trouxe muitas alterações ao nosso dia-a-dia, e fez-nos alterar muitas rotinas. Desde os cuidados de etiqueta respiratória e higiene das mãos (bom... vamos lá... estas alterações até não foram más) até ao não podermos estar juntos, celebrar juntos, abraçar-nos, tocar-nos.

As clinicas dentárias foram das primeiras actividades a encerrar, pelo despacho

3301-A/2020 que foi prorrogado até ao fim do estado de emergência. Durante este tempo toda a classe se moveu, tentando aceder a estudos científicos que nos permitissem perceber como seria o atendimento aos nossos doentes, no período pós-COVID, quando voltássemos a prestar os nossos serviços. As consultas de Medicina Dentária são de particular risco, pela produção de gotículas de "aerossois" em quase todos os procedimentos que executamos, e também pelo facto de trabalharmos com saliva que como é do conhecimento geral é um dos fluidos onde se encontra em abundância o virus que tanto tememos. O que vai então mudar? Como conseguimos que os nossos doentes (e nós profissionais) se sintam seguros? A DentalCareLisboa, após uma análise da legislação, das indicações da DGS, da OMD (Ordem dos Médicos Dentistas) e ainda de um extenso documento elaborado brilhantemente pelas várias Universidades portugueses, elaborou um Plano de Contingência COVID-19 que resumimos nos pontes seguintes:


EPIs DOS MÉDICOS

Quando nos voltarmos a encontrar, em consulta, notará que o nosso fardamento será completamente diferente: Fato-macaco com capuz impermeável, Bata descartável, Protetores de sapatos descartáveis, Touca descartável, Óculos de proteção, Respirador FFP2, e Viseira. UF!! E é "só" isto! Muito quente, muito desconfortável é certo, mas necessário para que nos sintamos seguros, e para os doentes se sintam seguros de que não seremos veículo de transmissão da doença ... Mas também vai ser ótimo para perder os kilinhos a mais que ganhámos na quarentena !


EPIs DOS DOENTES

Aos doente é aconselhado o uso de bata descartável, touca, protetor de sapatos e óculos de proteção, basicamente para prevenir a hipotética contaminação por partículas presentes no ar (não há ainda estudos suficientes para comprovar a contaminação por esta via mas... para nós, segurança máxima!) . Os pertences serão colocados numa caixa de plástico que é desinfetada depois de cada consulta.


Infelizmente devido à escassez de material e respetiva especulação de preços, não temos mesmo outra forma de trabalhar senão cobrara uma taxa ao doente (sendo que uma parte do custo é assegurada pela clinica). Com os novos apoios do estado para aquisição deste material, poderá em breve ser novamente gratuito para o doente.


TEMPERATURA AMBIENTE

Quente, quente, tropical!! Que maravilha... só que não! O uso do ar condicionado é muito limitado, e temos que manter a janela aberta para circulação de ar. A par destas medidas utilizamos um spray "esterilizador" do ar.


DESINFEÇÃO DE SUPERFICIES

Todas as superficies de contacto direto estão forradas e cobertas, e as bancadas estão limpas, quase sem nada, pois temos que desinfetar cada puxador de cada gaveta em que tocamos durante a consulta. Os líquidos desinfetantes que utilizamos são comprovadamente activos contra o COVID-19. YEY!!


TRIAGEM PRÉ-CONSULTA

Todos os doentes com consulta marcada serão sujeitos a um breve questionário para avaliar a possível suspeita de COVID e assim organizar a agenda no sentido de marcar as pessoas mais vulneráveis para o inicio do dia. Os casos suspeitos serão aconselhados a adiar a consulta por 14 dias e contactar a saúde 24. Ninguém ficará sem ser visto ! Mas com os devidos cuidados redobrados


SALA DE ESPERA

Encontrará uma sala de espera nua, vazia, sem revistas, sem máquina de café ou água. Os acompanhantes são desaconselhados, a não ser nos devidos casos excepcionais (como crianças, etc) e o horário da consulta deverá ser escrupulosamente cumprido, para minimizar o risco.


CONSULTAS

As consultas terão uma duração superior ao habitual (cerca de 1h) para termos tempo de desinfetar tudo e tudo e tudo, e aguardar 15-20 min entre doentes para dispersão das partículas de aerossóis eventualmente presentes no ar. Para evitar várias idas à clinica, são todos convidados a realizar mais procedimentos em cada consulta ...


... e é isto... não é MESMO fácil, mas quando adoramos o que fazemos "aguenta-se e não se choraaaa!... " Por isso queridos doentes CONTEM CONNOSCO !! E perdoem os desabafos de uma pobre médica dentista que está a dar tudo por vocês .





183 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page