top of page
Dentist Chair Talks

Estética Dentária & Saúde Mental


A Estética dentária foi sempre para mim uma área “menor” da medicina dentária... que bela maneira de começar este post não é? Quem me conhece sabe que o meu mundo desde que me tornei médica dentista é a cirurgia oral, implantologia e reabilitação, mas para mim foi sempre mais a função mastigatória do que a estética que me moviam. Aliás, tinha mesmo a arrogância de achar que a estética dentária era feita mais para ganhar dinheiro do que para tratar a saúde dos nossos pacientes.

 

Sim, para mim um sorriso bonito era importante, mas nada comparado com a importância de mastigar bem, e manter uma boa saúde oral. Desde que os dentes da frente estivessem saudáveis, pouco me ocorria perguntar a nenhum paciente se estava contente com a estética do seu sorriso.

 

Comecei a trabalhar em estética dentária por sugestão (foi mais uma espécie de ultimato...) de um protésico (um dos meus grandes mestres, Miguel Serôdio) depois de abrir o meu primeiro gabinete. Porque a estética dentária era uma maneira óbvia de publicitar o meu trabalho, e assim fazer crescer o meu projecto. Fiz então o meu primeiro curso de facetas dentárias.

 

E foi aqui que tudo mudou. O meu primeiro caso mais complexo ensinou-me que a estética dentária é das áreas mais bonitas e humanas da minha profissão. Criar sorrisos é das coisas mais bonitas que podemos fazer por alguém. Há poucas coisas mais incríveis do que sentir que mudámos a vida de alguém. Depois também há a parte técnica, do sentido estético, do pormenor e do perfecionismo que (não vou mentir) eu adoro...

 

É impressionante que o sorriso, sendo proporcionalmente uma parte muito pequenina do corpo, pode fazer pela nossa imagem. E o que a nossa auto-imagem pode fazer pela nossa realização pessoal, confiança e na relação com os outros. Por outro lado, é terrivel o que pela vergonha de ter falta de dentes, não poder sorrir espontaneamente, conter aquela gargalhada que faz tão bem à alma. E eu vejo isto nos meus doentes ainda com muita frequência...

 

Vejamos então, o que parecem simples dados, mas são tão reais.

UM SORRISO BONITO AUMENTA A AUTO-ESTIMA _ Numerosos estudos indicam uma conexão direta entre a saúde oral e a auto-estima. Por exemplo, uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Periodontology (2017) destacou que pacientes que experimentaram melhorias na saúde bucal também relataram um aumento significativo na auto-estima. O que sente quando olham ao espelho? O que diz o seu sorriso?

 



UM SORRISO BONITO AUMENTA A CONFIANÇA PROFISSIONAL _ Uma revisão de estudos publicada no International Journal of Dentistry (2013) sugere que a estética dental desempenha um papel crucial na formação de impressões no ambiente profissional. Pacientes que passaram por procedimentos estéticos dentários relataram maior confiança em entrevistas de trabalho e interações profissionais. Não é por acaso que falar em público é. A motivação de muitos doentes para transformar o seu sorriso.

 



UM SORRISO BONITO TEM IMPACTO SOCIAL _ O sorriso é uma linguagem universal. Comunicamos emoções, simpatia e confiança sem dizer uma palavra. Um sorriso bonito cria uma comunicação silenciosa que ultrapassa as barreiras da tradução... Através do sorriso expressamos muitas emoções positivas que são poderosas ferramentas de conexão.




E então ...vamos mudar a sua vida com um sorriso perfeito?

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page