top of page
Dentist Chair Talks

Mais vale prevenir que remediar ... já dizia a minha avó...

Este ditado tão antigo e tão sábio que ouvimos constantemente é uma realidade no que toca a saúde oral. Aplicável em qualquer idade, mas fundamental no que toca à abordagem da criança e adolescente na clínica dentária. A cárie é a doença com maior prevalência na população mundial. Existem tratamentos preventivos realizados no médico dentista que permitem prevenir ou mesmo evitar que esta surja, como os selantes de fissuras (em que uma espécie de verniz é colocada nas fissuras dos dentes, local preferencial para as bactérias se alojarem e provocarem cárie). Uma boa higiene oral e alimentação são também fatores essenciais para atingir o objetivo que temos para a nossa população mais jovem : um “adulto zero cáries” !

BONS HÁBITOS _ É nesta altura que a higiene oral ou a ida frequente ao dentista se deve tornar um hábito a seguir pela vida fora. É inegável a “Força do Hábito” que se tornou um best seller escrito por Charles Duhigg, e criar bons hábitos de saúde oral é o maior aliado na prevenção de problemas futuros como cárie ou doença periodontal

ABSENTISMO ESCOLAR e LABORAL _ uma percentagem de absentismo escolar deve-se a odontalgias, isto é, dor de dentes. Está também descrito na literatura que uma má saúde oral está relacionada com um menor rendimento escolar. A maior parte das dores de dentes são causadas por cárie, cárie essa que representa também uma das doenças com maior prevalência em todo o mundo. Mais uma razão para levar a sério a prevenção.

VANTAGENS ECONÓMICAS _ Num país como Portugal, em que a saúde oral é considerada “um luxo”, não havendo ainda resposta massiva para a população portuguesa de saúde oral pública, torna-se mesmo fundamental a abordagem preventiva . É sempre muito menos dispendioso um tratamento preventivo como higiene oral ou selantes de fissuras do que um tratamento curativo como uma restauração ou desvitalização, tratamentos esses que podem ter que ser repetidos ao longo da vida.

SAÚDE GERAL _ A saúde oral tem uma influência inegável na saúde geral. Problemas cardiovasculares e metabólicos são frequentemente relacionados com a má saúde oral. As bactérias presentes na cavidade oral, seja na placa bacteriana ou em focos de infeção pode, disseminar-se pela circulação sanguínea a outra zonas do corpo como o coração. Um boa saúde oral é essencial para uma boa saúde geral.

PREVENÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA _ Um exemplo de como a prevenção é importante , é pensarmos que não podemos ter acesso direto aos cuidados de saúde do médico dentista. Esta pandemia veio-nos alertar mais uma vez para esta temática tendo os nossos doentes sido aconselhados a reforçar os hábitos de higiene oral. Tivémos também a noção de importância deste facto pois estamos a acompanhar ainda diversos casos de pessoas que agravaram bastante os problemas dentários que já tinham pelo facto de terem ficado alguns meses sem acesso a cuidados de saúde oral em clinica dentária.

Nesta altura de recomeço do ano letivo vamos também melhorar a frequência com que fazemos consultas de revisão no dentista? Vamos também investir em medidas preventivas ? A DentalCare Lisboa é uma clinica protocolada com o CHEQUE DENTISTA que é uma maneira de as crianças usufruírem do apoio do estado nesta questão tão importante. Peça o seu junto do seu médico de família e marque a sua visita com a Dra Joana Luis


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page