Respirar pela Boca muda Tudo ... até o Sorriso :)
- Dra Joana Martins
- 22 de jun.
- 1 min de leitura
Pode pensar que a forma como respira nada tem a haver com o seu sorriso, mas e se lhe disséssemos que tem uma grande influência? Que para além do seu sorriso, pode até alterar a forma como os ossos da face se desenvolvem e a postura que adota?

É comum o seu filho respirar pela boca ou babar a almofada? Dormir de boca aberta ou ressonar? Está sempre com o nariz obstruído? Pode ser um sinal de que respira através da boca, seja porque algo o impede de respirar pelo nariz (doenças respiratórias, alergias, alterações nas amígdalas e adenóides) ou simplesmente porque está habituado a fazê-lo.
A respiração é uma função primária e vital e deve realizar-se através do nariz. Quando passa a ser feita através da boca o nosso organismo tenta adaptar-se e ocorre um desequilíbrio a nível muscular (na língua, bochechas e lábios) e alterações posturais que podem ter impacto na forma como os maxilares se desenvolvem e, consequentemente, na forma como os dentes se posicionam. Adicionalmente, ao respirar pela boca, há uma diminuição da saliva que tem um fator protetor muito importante, podendo existir um maior risco de cárie e halitose.
Na DentalCare Lisboa valorizamos a abordagem multidisciplinar, cooperando com outras especialidades (entre ortodontia, odontopediatria, terapia da fala e otorrinolaringologia) de modo a permitir o diagnóstico e intervenção precoces que fazem toda a diferença no desenvolvimento da criança.
Detectar estas alterações a tempo faz toda a diferença.
Um acompanhamento cuidadoso hoje pode garantir um sorriso mais bonito e saudável amanhã. Conte conosco para o acompanhar neste processo.
コメント