top of page
Dentist Chair Talks

Saúde Oral : um segredo para uma vida mais saudável

Já parou para pensar na importância da sua saúde oral para o seu bem-estar geral?

Muitas vezes, subestimamos o impacto que a saúde dos dentes e das gengivas pode ter na qualidade de vida… No entanto, a verdade é que a saúde oral tem um papel crucial e fundamental na sua saúde geral. E são várias as razões para isto :

Razão nº1: Manter uma boa higiene oral ajuda a prevenir uma série de doenças, incluindo a cárie dentária, doença gengival e até mesmo diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias. Como assim? Passamos a explicar…A cárie dentária tem uma natureza polimicrobiana (isto é provocada por diversos tipos de bactérias) e é a doença infecciosa mais comum no mundo!

A doença periodontal (doença gengival) reflete-se numa resposta inflamatória que leva à destruição dos tecidos que envolvem e suportam o dente (gengivas e osso) , o que pode levar a que os dentes abanem e caiam. Tal acontece devido a um desequilíbrio, de diversos fatores, que estimula as bactérias a libertarem fatores virulentos. Consequentemente, os componentes desta placa bacteriana podem entrar no organismo e aumentar o risco de doenças como: Diabetes Mellitus, Doenças cardiovascular, Doença renal crónica e Artrite reumatoide

Para além destas patologias, a ligação da periodontite a outras doenças como a pneumonia, doença pulmonar obstrutiva crônica e gastrite está também a ser investigada.

Razão nº2: Contribui para a autoconfiança e autoestima: Um sorriso saudável e bonito pode aumentar significativamente autoconfiança e autoestima. Quando se sente bem com o sorriso, é mais provável que se sinta confiante em si mesmo em todas as áreas da vida, desde o trabalho até os relacionamentos pessoais, por isso a sua saúde mental melhora!

Razão nº3: Problemas dentários podem afetar negativamente o seu bem-estar emocional, por dor, cansaço, mal-estar. Ter uma boa saúde oral pode ajudar a evitar esses problemas e promover uma sensação geral de bem-estar e felicidade.

Razão nº4: Nutrição Adequada: Os dentes desempenham um papel crucial na mastigação e digestão dos alimentos. Problemas dentários, onde podemos incluir perdas dentárias, dentes com cárie dentária ou problemas gengivais, podem dificultar a ingestão de alimentos saudáveis, o que pode afetar negativamente a nutrição geral.

Em resumo… A saúde oral não é apenas sobre ter um sorriso branco e bonito - é sobre cuidar de si e investir na sua saúde e felicidade a longo prazo. Então… lembre-se de dar o seu melhor na sua rotina de higiene oral diária e de visitar a DentalCare Lisboa pelo menos duas vezes por ano! O seu sorriso (e seu corpo) vão agradecer!

.

.

.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page