top of page
Dentist Chair Talks

Branco mais branco... não há!

Ter um sorriso branco é o que todos queremos ! Aumenta a auto-estima, causa impacto, dá uma aparência mais jovem, e faz-nos sentir confiantes num evento especial! Atualmente anda (ou deveria andar) escondido atrás de uma máscara... mas continuamos a olhar-nos ao espelho e é importante gostarmos de olhar para nós. Mas PLEASE ... vamos manter o objetivo de ter uma cor natural... e deixar o chamado sorriso Hollywood (vulgo "branco sanita ou branco frigorífico")... para Hollywood !!

O BRANQUEAMENTO DENTÁRIO é uma técnica muito conservadora, que permite obter uma cor dentária mais clara, sem desgastar os dentes. Funciona por um processo químico, de oxidação dos pigmentos internos, cujas moléculas são libertados para o exterior, por difusão. Pode ser realizado devido à permeabilidade dentária. É um processo pouco dispendioso de obter um sorriso esteticamente mais agradável. Deve ser supervisionado pelo médico dentista para assegurar a qualidade dos produtos e adequação a cada paciente.

PORQUE ESCURECEM OS DENTES? - Nem todos nascemos com dentes naturalmente claros. Tal como a cor da pele, ou a cor do cabelo variam de pessoa para pessoa, também a genética comanda a cor dos dentes.

- Os dentes escurecem naturalmente com a idade.

- Ingestão regular de alimentos muito pigmentados (café, chá, vinho tinto, etc.) ou hábitos tabágicos.

- Tratamento com determinados antibióticos na infância

- Patologias que determinam uma cor dentária mais escura (defeitos na dentina ou esmalte)

- Traumas ou quedas podem levar a uma coloração castanha ou cinzenta, pela necrose dentária

QUEM PODE REALIZAR ESTE TRATAMENTO? A partir dos 16 anos de idade, qualquer pessoa pode branquear os dentes. Procedimento não indicado para pacientes que apresentem cáries, restaurações extensas ou deficientes, gengivites ou problemas periodontais, que tenham sido submetidas a cirurgia gengival/peridontal recente, ou que apresentem outros problemas que possam provocar hipersensibilidade durante o procedimento. É contra-indicado em pessoas com alergia ao produto e desaconselhado em gestantes e lactantes.

ANTES DE BRANQUEAR O QUE FAZER? É imprescindível realizar uma Higiene Oral e o tratamento de cáries ANTES da realização do procedimento

Deverá ser feita uma avaliação prévia com o propósito de identificar a origem da pigmentação (externa ou interna), e qual a sua causa ,se foi provocada por medicamentos (tetraciclina), alimentação ou alguma má formação dos tecidos dentários, para decidir a técnica mais adequada a cada paciente

EFEITOS SECUNDÁRIOS: O aumento da sensibilidade dos dentes aos alimentos frios e ácidos é o principal efeito secundário do branqueamento. Poderá durar até algumas semanas, dependendo do produto utilizado e está geralmente relacionado com fragilidade do esmalte ou exposição das raízes dentárias.

QUANTO TEMPO DURA? Dependendo de muitos factores, (como hábitos alimentares, de higiene oral e tabágicos) dura em média cerca de 2 anos.Poderá ser realizado, passado algum tempo, um “reforço” com durabilidade mais limitada.


Se ainda restarem duvidas, claro, pode sempre contactar-nos por e-mail para o info@dentalcarelisboa.com ou 913 913 800.


29 visualizações0 comentário
bottom of page