top of page
Dentist Chair Talks

Cuide dos lábios, a moldura do seu sorriso :)

Os lábios são a moldura do sorriso e o médico dentista não se limita a tratar dentes, mas todas as estruturas que compõem a cavidade oral e a função mastigatória. Isto inclui dentes, gengivas, lingua, lábios e até a articulação do maxilar.


Por isso quando tiver um problema que envolva os lábios pode e deve recorrer ao seu dentista. Ele saberá diagnosticar o problema, trata-lo ou encaminhar para o especialista mais indicado para o ajudar.


Hoje em dia , a intervenção do médico dentista éfeita não só no tratamento de patologias do lábio (e há mais do que pensamos!) como no melhoramento estético dos lábios com preenchimento com ácido hialurónico para crias os lábios dos seus sonhos.


Mas hoje vamos falar dos problemas mais comuns que podem aparecer nos lábios, que são :


> QUEILITE ANGULAR_ Já todos ou quase todos sofremos com aquele ferida que aparece no candt da boca especialmente no Inverno. Estas feridas podem aparecer por vários motivos como uma prótese mal adaptada, um aparelho dentário ou mesmo ser sinal de envelhecimento . Quando não tratadas ou hidratadas pode mesmo ser colonizadas por fungos ou bactérias, e ser perpetuadas no tempo causando dor e incómodo. Para tratar, para além de uma hidratação eficaz podem ser recomendadas pomadas anti-bacterianas ou anti-fungicas.


> MUCOCELO _ É uma pequena “esfera” que aparece na parte interior do lábio, dentro da boca (mais frequentemente no lábio de baixo). Na realidade não é mais do que uma acumulação de saliva circunscrita por uma membrana. Isto acontece porque há muita pequeninas glândulas salivares no lábio inferior que por vezes “entopem” criando estas esferas de acumulação de saliva. Se isto lhe acontecer, tente massajar bem pois muitas vezes os mucocelos “rebentam” e desaparecem espontaneamente. Se se mantiverem mais do que 1 ou 2 semanas poderão ter que ser removidos cirurgicamente. É uma cirurgia muito simples e com uma recuperação muito rápida.


> HEMANGIOMA NO LÁBIO _ No adulto representa uma mancha arroxeada. É um tumor benigno que acontece pelo crescimento anormal de vasos sanguíneos nessa zona. Na maior parte das vezes não se aconselha a tratar acabando por ser uma característica. Mas muitas vezes traz um incómodo estético, pela cor ou pelo volume, principalmente nas senhoras ...

Nesse caso poderão ser tratados com injeção de um produto esclerosante, ou com recurso a laser.


> HERPES LABIAL _ Esta infeção viral é bem comum, estima-se que cerca de 90% da população o tem. Aparece como uma ou várias bolhas com conteúdo liquido e podem provocar dor ou formigueiro. A má noticia é que depois de uma pessoa ser infetada com o vírus do herpes, este nunca mais deixa o seu organismo - passa por algumas fases em que está “adormecido” e, por isso, não se manifesta. Há muitos fatores que podem desencadear o seu reaparecimento como sol, stress, febre, frio e até a menstruação. A boa noticia é que geralmente os episódios vão sendo menos graves e incomodativos, porque o sistema imunitário vai reconhecendo e criando as suas defesas. Para tratar há várias formas, sendo amais comum a aplicação de uma pomada retro-viral assim que aparecem os primeiros sintonas (de preferência antes de aparecerem as bolhas), há ainda uma espécie de “pensos” próprios, e pode ainda ser feita medicação oral. Outra coisa que devemos tentar é evitar contagiar outras pessoas (os 10% dos sortudos que não têm este vírus) e então quando o vírus estiver ativo podemos : evitar contactos próximos e cumprimentar com beijo, não partilhar objetos, como talheres, copos, toalhas e batons, lavar as mãos sempre que tocar na ferida e até mesmo usar um cotonete para aplicar o medicamento na lesão.

> CANCRO DO LÁBIO_ Apesar de não ser muito falado é um cancro que afeta cerca de 20% da população. Um dos principais fatores de risco é a exposição excessiva ao sol e radiação UV. O diagnóstico precoce é muito importante, pois o cancro do lábio é quase sempre curável quando detectado logo no início. Há vários sinais de alerta a que devemos estar atentos como : mancha vermelha no lábio que forma crostas, comichão ou hemorragia, nódulos ou caroços parecidos com verrugas. Podem também aparecer feridas abertas semelhantes a herpes labial, mas que não cicatrizam . O tratamento pode ser cirúrgico (complementado com cirurgia plástica por ser uma área tão estética) ou radioterapia. Nota alguma alteração de forma ou côs nos seus lábios? Então procure o seu dentista por via das dúvidas !


17 visualizações0 comentário
bottom of page